Presépio para o I.P.O. de Lisboa

Presépio para o IPO 2016

Este presépio foi feito pelos meus alunos das artes plásticas dos Salesianos do Estoril com idades entre os 5 e os 11 anos (Marta Bello, Teresa Appleton, Matilde Couto, Carolina Weinstein, Catarina Matos, Salomé Bartz, Maria Novais, Vera  Diniz, Carolina Barreto, Maria Inês, Mafalda Machado, Matilde Bello, Afonso Telles, Maria Correia, Madalena Matos, Inês Lima, Maria Navarro, Matilde Stock, Caetana T.Duarte, Constança Moreira, Matilde Veiga, Thaís Cunha, Benedita Frade, Victória Henriques, Joana Serra, Pilar Martinez, Madalena Lima, Beatriz Pires, Molin Cao, Madalena Pereira, Madalena Novais, Matilde Pais, Helena Cunha, Inês Fernandes, Mariana Morais, Mariana Castelo Branco, Carolina Fangueiro, Matilde Coelho, Margarida Matos, Verónica Oliveira, Teresa Madeira, Pilar Vaz, Caetana Cardoso, Matilde Gomes, Isabel Teixeira, Jéssica Van-Dúnem e Benedita Henriques).

Traçámos um objetivo, criámos um enredo e montámos uma história para construir o nosso presépio.
Decidimos que, por se tratar de um hospital tão especial, tínhamos que trabalhar este projeto com o nosso CORAÇÃO, e assim foi!
Do CORAÇÃO saltámos para o AMOR e chegámos à conclusão que não há AMOR maior do que aquele que temos nas nossas casas, com as nossas FAMÍLIAS.
Então, já tínhamos um objetivo, o de fazer este projeto com o nosso CORAÇÃO, já tínhamos um enredo, o AMOR que queríamos levar para as pessoas que estão no I.P.O., e já tínhamos as personagens para a nossa
história, as nossas FAMÍLIAS! 
Só nos faltava o cenário para toda esta história. Achámos que o que fazia mais sentido era criar um bairro cheio de casas, onde cada aluno teria a sua casa e a sua FAMÍLIA. 

Começámos por fazer a casa de cada aluno, usando caixas de sapatos, que pintámos, cortámos, decorámos e colámos até aparecer um bairro de casas!
Depois de trabalhar a família de cada aluno em desenho, passámos a pequenas figuras feitas com rolhas de cortiça e massa de moldar, cada aluno decorou cada membro da sua família com tecidos, fitas, botões, 
lantejoulas, lã, chapéus de bolota, papeis, franjas, pompons e brilhantes. Colámos na figura de cada aluno um CORAÇÃO como símbolo do nosso propósito para este presépio.
As casas foram ornamentadas, as FAMÍLIAS foram postas dentro das casas e a história é por si só contada ao olhar para esta imensidão de gente que veio dentro deste presépio carregada de AMOR para 
dar a quem por aqui passar e olhar para este presépio.

Feliz Natal,

Mafalda Castella





esboço/ideia inicial



























                  O filme do 'making of' do nosso presépio pelos olhos dos artistas Maria e António Sousa Lara.
Video by AMMA









Comentários